Processos e Técnicas de Estudo

Sejam bem-vindos 

Alunos que frequentam a turma Processos e Técnicas de Estudo em Educação Física considerem as informações apresentadas abaixo.

As aulas postadas nesse blog tem o objetivo de facilitar a aprendizagem do aluno. Dando a ele flexibilidade e considerando principalmente o seu tempo de entendimento.

A aulas estão separadas por módulos.

No módulo 01 o aluno será introduzido ao mundo da pesquisa em atividade física e saúde. Serão apresentadas dicas sobre a importância da linguagem e escrita científica, entendimento sobre ética em pesquisas com seres humanos, entendimento sobre palavras-chave e também bases de dados.

Para ter acesso ao vídeo aula, somente clicar em "Aula" que você será automaticamente redirecionado a página com o conteúdo:

Ao final das aulas 01, 02 e 03 do módulo 01 o aluno estará apto para:
  1. Explicar o papel da pesquisa e do artigo científico na graduação.
  2. Comentar o propósito primário da pesquisa.
  3. Entender a importância de estar sempre atualizado.
  4. Definir o método científico e explicar cada etapa.
  5. Descrever o raciocínio indutivo e dedutivo.
  6. Explicar como fato, teoria e princípios estão relacionados.
  7. Entender as diferenças entre a pesquisa básica e aplicada.
  8. Explicar as vantagens das pesquisas realizadas em laboratórios e no campo.
  9. Diferenciar validação interna de validação externa.
  10. Descrever as características do profissional da área da saúde que escreve sobre a área, publica e usa a ciência para sua tomada de decisão.
Aula 01 
Aula 02 
Aula 03

Ao final da aula 04 do módulo 01 o aluno estará apto para:
  1. Explicar os cuidados sobre o tratamento ético em pesquisas com seres humanos.
  2. Explicar a importância do termo de consentimento livre e esclarecido e seus componentes.
  3. Entender o papel do pesquisador sobre o tratamento ético com seus participantes do estudo.
Aula 04

Ao final das aulas 05, 06, 07, 08 e 09 do módulo 01 o aluno estará apto para:
  1. Explicar o que são palavras-chave.
  2. Entender para que servem as palavras-chave.
  3. Entender os dois sistemas de palavras-chave mais usados no Brasil.
  4. Diferenciar as características dos sistemas de palavras-chave.
  5. Saber escolher as palavras-chave para o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ou artigo científico.
  6. Saber usar as bases de dados para procurar artigos científicos de seu interesse.
Aula 05 
Aula 06 
Aula 07 
Aula 08 
Aula 09
Para ter acesso ao material de apoio do MÓDULO 01, somente clicar nos tópicos que você será automaticamente redirecionado a página com o conteúdo:

Site DeCS
Utilizando o Tesauro DeCS 
Resolução 466 que trata de pesquisas com seres humanos
Site MeSH
Base de dados PubMed
Scielo
LILACS


Principais Referências Utilizadas para Montar as aulas do Módulo 01:




Bons estudos,

Professor Dr. Dahan da Cunha Nascimento.

No módulo 02 o aluno será introduzido ao resumo, resenha, fichamento e títulos.

Para ter acesso ao vídeo aula, somente clicar em "Aula" que você será automaticamente redirecionado a página com o conteúdo:

Ao final das aula 01 do módulo 02 o aluno estará apto para:
  1. Explicar as diferenças entre resumo, resenha e fichamento.

Ao final das aula 02 do módulo 02 o aluno estará apto para:
  1. Explicar as diferenças entre os títulos indicativo, interrogativo e informativo.
  2. Entender o que é variável dependente e independente.

Para ter acesso ao material de apoio do MÓDULO 02, somente clicar nos tópicos que você será automaticamente redirecionado a página com o conteúdo:


Qual a diferença entre resumo, resenha e fichamento?

Como fazer uma resenha?


Principais Referências Utilizadas para Montar as aulas do Módulo 02:




Bons estudos,

Professor Dr. Dahan da Cunha Nascimento.

No módulo 03 o aluno será introduzido inicialmente a introdução de um artigo científico.


Para ter acesso ao vídeo aula, somente clicar em "Aula" que você será automaticamente redirecionado a página com o conteúdo:

Ao final das aula 01 do módulo 03 o aluno estará apto para:
  1. Entender a estrutura de uma introdução e também como fazer.

Para ter acesso ao material de apoio do MÓDULO 03, somente clicar nos tópicos que você será automaticamente redirecionado a página com o conteúdo:

Tibana, R. A., Tajra, V., César, D., De Farias, D. L., Teixeira, T. G., & Prestes, J. (2011). Comparação da força muscular entre mulheres brasileiras com e sem síndrome metabólica. ConScientiae Saúde10(4), 708-14.

Principais Referências Utilizadas para Montar as aulas do Módulo 03:




Bons estudos,

Professor Dr. Dahan da Cunha Nascimento.
Currículo Lattes

No módulo 04 o aluno será introduzido inicialmente ao método e análise estatística de um artigo científico.


Para ter acesso ao vídeo aula, somente clicar em "Aula" que você será automaticamente redirecionado a página com o conteúdo:

Ao final das aula do módulo 04 o aluno estará apto para:
  1. Entender a estrutura de uma seção método e também como fazer.
  2. Entender como utilizar as estatísticas descritivas básicas e quando aplicá-las.
  3. Entender como utilizar métodos estatísticos.
  4. Entender como fazer tabelas e descrever a análise estatística utilizada.

Principais Referências Utilizadas para Montar as aulas do Módulo 04:




Bons estudos,

Professor Dr. Dahan da Cunha Nascimento.
Currículo Lattes

No módulo 05 o aluno será introduzido a seção discussão.


Para ter acesso ao vídeo aula, somente clicar em "Aula" que você será automaticamente redirecionado a página com o conteúdo:

Ao final das aula do módulo 05 o aluno estará apto para:
  1. Entender a estrutura da seção discussão e também como fazer.

Para ter acesso ao material de apoio do MÓDULO 05, somente clicar nos tópicos que você será automaticamente redirecionado a página com o conteúdo:


Bons estudos,

Professor Dr. Dahan da Cunha Nascimento.
Currículo Lattes

No módulo 06 o aluno será introduzido ao Power-Point

Ao final da aula do módulo 06 o aluno estará apto para:
  1. Criar uma apresentação de slides para uso profissional e acadêmico.

Bons estudos,

Professor Dr. Dahan da Cunha Nascimento.